Como escolher a base certa.

Já perdi as contas de quanta vezes comprei a base com o tom errado pra minha pele. Também já li algumas dicas que me levaram a cometer esse erro. Depois de algum tempo (e de alguns erros) eu consegui acertar na cor, e trago hoje algumas dicas que me ajudaram muito.

bases

1) Espelho: uma dica excelente que eu vi no site da Lisa Eldridge foi olhar-se no espelho.É uma boa maneira de conhecer exatamente quais são os tons de cor que você tem no seu corpo (inclusive pescoço e mãos). De cara limpa, cabelos presos (para não fazerem sombra no rosto) e se possível usando uma toalha (para observar bem o seu pescoço e ombros) olhar-se no espelho, de preferência sobre a luz natural para não correr o risco de errar, já que algumas lâmpadas podem deixar a pele mais amarelada. Dessa maneira você consegue ter uma boa idéia da cor mais exata da sua pele. Procure um tom de base que uniformize os tons de pele no seu corpo. A tendência é que nosso rosto (mais exposto ao sol) seja um ou dois tons mais escuros que nosso pescoço e colo, então temos que ficar atentos para não comprar apenas examinando nosso rosto. Abaixo o vídeo da Lisa Eldridge mostrando exatamente isso.

2) Subtom: você precisa saber se você tem o subtom amarelado, rosado ou neutro. Algumas marcas usam as letras W (warm) e C (cool), outras usam o final .0 e .5 para distinguir os subtons. Quem tem o subtom frios (.5 ou C – cool) tem a pele mais rosada, pêssego ou coral. Já o sutom quente (.0 ou W – warm) é o amarelado, dourada ou oliva. E o neutro (N) é o bege ou entro mesmo. A tabela abaixo (do site E ai, beleza?) ajuda na hora de escolher a base da M.A.C. (escolhi como exemplo pois é uma das mais compradas) sabendo qual é o seu subtom.

tabela-nc-nw-c-n-w

3) O que você procura?: isso mesmo, o que você procura? Uma base que ilumine? Mate? Pouca cobertura? Muita cobertura? Base líquida ou em pó? É muito importante saber como é a base que você procura, e isso vai depender muito também do seu tipo de pele. Para quem tem a pele mais oleosa o indicado é comprar uma base matificadora, que ajuda a conter a oleosidade e deixa a pele mais sequinha. A pele mais ressecada fica ótima com uma base hidratante, que ilumina e dá um ar mais glow. As bases com pouca cobertura (BB Cream é uma ótima opção) são mais usadas para uniformizar a pele e não esconder as imperfeições. E as bases com alta cobertura são procuradas por quem quer fazer uma make mais forte, pesada, para algum evento noturno (casamento, formaturas) ou para quem quer corrigir mais as imperfeições como as marcas de espinhas, etc.

4) Bronzeado: se você costuma estar sempre bronzeada pode arriscar a comprar um tom mais escuro para sua pele, caso contrário NUNCA compre uma base baseando-se pelo seu bronzeado. Você vai utilizar a base por alguns dias e quando sua pele voltar a cor usual vai ser muito difícil continuar usando. Se quiser arriscar comprar uma base quando tiver tomado um sol tente usar seu pescoço  para acertar o tom.

5) Comprando pela internet: algumas vezes arriscamos comprar base pela internet e existe um risco alto de cometermos um erro. Encontrei um site que ajuda a diminuir esse risco, e ele promete de dar a cor da base da marca que você deseja comprar. Você informa quais são as marcas de bases e seus tons/números que já tem, e com essas informações ele te apresenta as cores/os tons de outras marcas que seriam compatíveis. E o legal é que o site também dá sugestões de bases da Avon, Natura, O Boticário, Mary Kay e Quem disse Berenice?! Quanto mais informação melhor! http://findation.com

findation1

Anúncios

Um comentário sobre “Como escolher a base certa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s