Como reduzir o inchaço dos olhos (bolsas)

Depois que eu mudei minha rotina comecei a ter aquelas bolsas na área dos olhos, aquele inchaço das olheiras. Dentre os motivos para aparecerem esse inchaço está na minha noite de sono, que é o que tem acontecido comigo. Outros motivos podem ser:

1) O reflexo de seus atos: chorar antes de dormir, dormir muito, alimentação, etc; isso tudo pode ser controlável, evitado e remediável.
2) Suas raízes genéticas: somente é possível amenizar ou maquiar, já que faz “parte” de você.
3) Sua genética enfatizada pelos seus atos: pode ser controlado, amenizado mas não evitado (causa genética envolvida).
4) Alergias ou infecções: indico procurar um médico nesses casos, já que você vai precisar de um tratamento; nesse caso esse post não irá ajudá-lo.

Para saber qual é o seu caso é só você prestar atenção aos acontecimentos e seus antecedentes: se você nunca teve, mudou a rotina, está passando por mudanças na sua vida então é provável que o seu caso seja o primeiro. Mas se isso é um problema que você sempre teve que lidar, então converse com seus familiares e preste atenção à eles. Pode ser o caso de raiz genética, se eles também tiverem esse inchaço. Mas pode também ser o caso de alergias ou infecções se você for a única a apresentar esse problema.

olheiras

♦Drenagem Linfática♦

Esse inchaço é muitas vezes o líquido acumulado devido a falta de movimentação das pálpebras. Por isso que dormir muito acarreta num inchaço dos olhos. Uma ótima solução para reduzir essas bolsas é fazer uma massagem na área dos olhos, com movimentos circulares delicados. O vídeo abaixo explica bem como proceder com a massagem, que alterna os movimentos circulares com leves batidas. Um bom momento para fazer essa drenagem é quando for aplicar o creme para a região dos olhos se você fizer uso de algum.

♦Compressa com chá♦

compressa cha

Relacionar o inchaço ao redor dos olhos com o excesso de sal e álcool ingeridos, principalmente antes de dormir, não é errado. O chá de camomila é um chá calmante que ajuda na redução do inchaço, mas os chás preto ou verde são os mais indicados por conter cafeína. O efeito vasoconstritor da cafeína estimula os vasos sanguíneos e assim induz a redução do inchaço nos olhos.

É só mergulhar os sacos do chá em água fria ou gelada e colocar sobre as pálpebras por 10 minutos, e com movimentos leves pressionar os sacos contra o olho para ajudar a drenar o líquido retido. Você pode também fazer o chá normalmente (fervendo a água), aguardar ele esfriar e fazer as compressas com algodão. Ou pode fazer cubos de gelo com o chá bem forte e fazer a compressa com os cubos envoltos em uma toalha, repousando gentilmente contra os olhos para fazer o movimento de drenagem.

gelo cha verde

♦Mudando os hábitos♦

  • Evite a ingestão de álcool e alimentos ricos em sódio antes dormir, assim você ajuda a prevenir a retenção de líquidos;
  • Inclua bananas na sua refeição matinal. O potássio colabora para diminuir a retenção de líquidos no corpo. Chás e sucos com efeito diurético também são ótimass opções contra o inchaço corporal (Ex: Melancia, Abacaxi, Melão, Pêra, Misturebas, etc..);
  • Beba MUITA água durante o dia. Se você não ingere um mínimo de água a tendência é que o corpo retenha líquido ingerido como uma forma de prevenção. O corpo fará o possível para guardar e economizar a substância que lhe é escassa;
  • Não chore antes de dormir;
  • Adote algum cosmético como tratamento auxiliar se achar necessário. De preferência, procure um dermatologista para saber exatamente qual o medicamento indicado para seu caso.
Anúncios

2 comentários sobre “Como reduzir o inchaço dos olhos (bolsas)

  1. Ótimo post, flor!
    Não sofro muito com olheiras no dia-a-dia… Mas elas aparecem se durmo pouco ou fico doente kkkkk
    Essa dica de fazer compressa é ótima! Já ouvi falar que é legal deixar uma colher na geladeira e todo dia ao acordar pressionar a colher gelada… Ajuda a diminuir! 🙂

    Beijos,
    http://histeriafeminina.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s