Validade dos produtos de maquiagem.

Eu sempre fui daquelas que não ligavam para a validade dos produtos de maquiagem, até que tive uma conjuntivite alérgica causa por um rímel vencido!!! Foi horrível e depois disso me atentei mais para esses detalhes. Hoje eu trouxe pra vocês as validades dos seus produtos de maquiagem e algumas dicas de como notar se o produto já venceu. Vale lembrar que alguns cuidados mencionados ajudam a aumentar a validade dos produtos.

Bases e Corretivos: a validade média desses produtos é de 1 ano e meio após abertos. Assim como todos os produtos de maquiagem, é muito importante manter corretivos e bases (principalmente se forem líquidos) longe da umidade e protegidos do calor. O ideal é mantê-los em local arejado e seco. Se for aplicar os produtos com os dedos não esquecer de lavar bem as mãos antes, para evitar que bactérias e a sujeira contaminem o produto. Prefira a aplicação com pincéis, despejando o produto no dorso da mão. Fique atenta a mudanças na cor, textura e cheiro do produtos, eles indicam que ele pode estar vencido.

Batom (1 ano a 1 ano e meio) e Gloss (6 meses a 1 ano): para descobrir se o batom já está vencido é mais fácil, sua textura fica mais seco e o cheiro fica muito ruim. Já o gloss a textura muda também, mas o cheiro quase não sofre alteração. Atenção para os batons de longa duração (esses que prometem durar 24 horas, por exemplo), pois a validade tende a ser menor por possuírem ingredientes que evaporam mais rápido.

Produtos em pó: tem duração de 1 ano e meio a 2 anos, mostrando que são as maquiagens que mais duram. Mas para garantir que elas durem mais é bom tomar muito cuidado e higienizar os pincéis e as esponjas utilizadas para aplicar os produtos. Para identificar se os produtos em pó atingiram o prazo de validade é só se atentar para a pigmentação (que tende a diminuir), a facilidade de aplicar o produto (eles ficam mais difíceis de aplicar) e a maciez (mais duros).

Produtos líquidos ou em creme (delineador, primer, etc): esses já tem a validade mais curta, entre 6 meses e 1 ano. É fácil notar também se eles estão vencidos, sua cor fica menos pigmentada podendo até sofrer alteração e a textura fica mais seca. Para aumentar a validade dos produtos é só fechar bem após o uso e evitar deixá-los abertos enquanto estiver usando (por exemplo, virar o delineador de cabeça para baixo enquanto está se aplicando).

Máscara de cílios: infelizmente são as que menos duram, entre 3 meses e 6 meses. Uma pena para mim, porque sou viciada em rímel e tenho mais de 20. Para identificar se a máscara está vencida é só notar o cheiro e a textura, costumam ficar bem duras e difíceis de aplicar. Alguns hábitos ajudam a aumentar a duração: evitar de bombear ar para dentro do produto (quando a gente tenta tirar mais produto de dentro), deixar bem fechadas e pingar colírio (2 gotas são suficientes) quando elas começarem a secar antes de 5 meses ou colocar em água quente (fechado, claro) para ajudar a amolecer.

Algumas dicas muito úteis, retiradas do blog da Camila Coelho:

dicas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s